Tecnologias
Conheça as tecnologias utilizadas pela Rolcicla para tratamento de resíduos e subprodutos
Reciclagem
Através da reciclagem é possível reinserir na cadeia produtiva materiais descartados – papel, plástico, metais, vidro – provenientes de processos industriais ou resíduos produzidos pela população em suas atividades cotidianas. É uma das tecnologias mais eficientes para tratamento de resíduos sólidos, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.
Compostagem
É um processo biológico usado para tratar resíduos orgânicos – lodo de estações de tratamento, restos de alimentos, subprodutos de indústrias alimentícias, entre outros.
Nessa tecnologia, microrganismos e pequenos animais transformam os resíduos em adubo que são usados posteriormente para fertilização de plantas.
Coprocessamento
É uma tecnologia para tratamento térmico de resíduos, onde os materiais destinados são queimados de forma controlada para gerar energia. É muito utilizada no processo produtivo de cimento, tendo como principais insumos pneus, graxas, resinas, plásticos e outros materiais com alto potencial calorífico. A legislação não permite coprocessar resíduos hospitalares, radioativos, domésticos, corrosivos, explosivos e pesticidas.
Aterro Industrial
Nossos processos são orientados com o objetivo de destinar o mínimo de resíduos para aterros industriais.
Mas caso não seja possível reinseri-los na cadeia usando tecnologias mais responsáveis, eles são destinados para aterros que seguem as normas técnicas de construção, disposição correta dos residuos e tratamento do chorume e gases gerados pela decomposição.
Esses cuidados garantem que os materiais enviados não causem danos à saúde das pessoas e ao meio ambiente.